Estado de Goiás

Ações em andamento  

PROJETOS EM EXECUÇÃO DURANTE 2016:

Cod.

Titulo

Período Execução

COORDENADOR DA AÇÃO

5004

A LITERATURA NAS ONDAS DA RÁDIO

O Projeto de Extensão “ A Literatura nas Ondas da Rádio” é uma parceria entre a Universidade Estadual de Goiás e a Rádio Cerrado FM da cidade de Sanclerlândia. O projeto objetiva divulgar contos, lendas, mitos e causos, ou seja, divulgar a literatura para os acadêmicos da UEG, discentes da educação básica e comunidade em geral, fazendo assim um resgate da cultura, além de despertar o interesse pela leitura, e também oferecer ao público uma mostra de produção literária de grandes autores contistas. Quanto à metodologia, será realizado com os acadêmicos envolvidos, pesquisa literária, escolha e seleção de histórias . Logo após, será feito adaptação das histórias, treinamento e orientação vocal para posteriormente, realizar a gravação no stúdio da Rádio, que será feito sempre com antecedência antes de ir ao ar. O projeto irá ao ar toda quarta feira às 18:30 horas. Como resultados, espera-se resgatar o valor da literatura; fortalecer o caráter lúdico e educativo da Rádio; envolver os acadêmicos em questões sociais; despertar o interesse pela leitura e pela construção do imaginário, e superar as dificuldades com a oralidade. Quanto aos participantes envolvidos no projeto, são cerca de doze acadêmicos e dois professores envolvidos diretamente no projeto, e estima-se cerca de 200 acadêmicos que participam indiretamente como ouvintes e que serão beneficiados.

15/02/2016
a
31/12/2016

NOME 

EDER LUZ XAVIER DOS SANTOS

E-MAIL 

ederpadrao@gmail.com

 

 

5108

ASSISTÊNCIA AOS EMPREENDEDORES ATENDIDOS PELO BANCO DO POVO

Este projeto se propões a ofertar assistência técnica aos empreendedores que acessaram o microcrédito do Banco do Povo, através visitas ativas e presenciais em que serão elaborados o diagnóstico inicial (T0) para posterior apresentação de propostas de melhoria (Tn), de forma que se obtenha aumento na lucratividade dos negócios atendidos, aumento do número de atendimento/venda dos negócios atendidos, acesso à nova linha de crédito e capacitação profissional dos acadêmicos.

01/01/2016
a
31/12/2016

NOME 

RAFAEL FERREIRA RODRIGUES

E-MAIL 

admrodri@hotmail.com

NOME 

DANIELLA DE PAIVA

E-MAIL 

daniella.dp@hotmail.com

5029

COLETA DE TAMPINHAS PLÁSTICAS

O projeto visa a execução continuada do projeto do Trote solidário, com o recolhimento de tampinhas plásticas e de metal no intuito de arrecadar fundos para compra de cadeiras de rodas para a comunidade, as ações serão realizadas na cidade de Sanclerlândia e cidades vizinhas, no intuito de sensibilizar a comunidade quanto a importância da reciclagem, e da logística reversa de cunho ambiental, o projeto contará com o envolvimento de toda comunidade acadêmica e publico externo. O foco do projeto e ajudar de forma social a aquisição de cadeiras de rodas para melhorar a vida de pessoas com dificuldades de locomoção. O público é formado por pessoas e várias idades, contemplando a ação social e ambiental. Ação colaborativa entre o campus e a comunidade, contemplando os seguintes objetivos específicos: Desenvolvimento de parcerias com o comércio local, através da instalação de pontos de coletas, com intuito da melhor destinação das tampas, que na maioria das situações são lançadas ao solo, provocando poluição e entupimento de bueiros. Sorteio de brindes para as pessoas da comunidades que doarem um número x de tampinhas, terão direito a cupons para concorrer a um Smartphone no final de campanha de 2015; A ação contará com a colaboração do comércio local no intuito de envolver a comunidade; Participação do Centro Acadêmico do Curso de administração e dos acadêmicos dos dois cursos oferecidos no campus (Administração e Licenciatura em Informática) para desenvolver as ações de cunho educativo, estruturação e execução do projeto; Envolvimento do quadro administrativo e de docentes na campanha em sala de aula sobre a importância de ajuda ao próximo. Separação do material coletado, as tampas e metal plásticas serão repassadas a central de coleta em Anápolis responsável pelo repasse ao Rotary Club Goiás, a cooperativas de reciclagem. Vinculação da Campanha na Rádio Cerrado FM, que disponibiliza espaço para divulgação dos eventos da UEG (campus Sanclerlândia). Ação de mutirão de coleta das tampas nos eventos que ocorrem na região (Jeep Cross, Exposição Agropecuária, CONATEG, feiras realizadas na cidade). Os resultados esperados são: Melhoria na coleta de resíduos sólidos com a diminuição significativa de resíduos plásticos lançados em via pública; Envolvimento da comunidade fazendo uma ponte entre a universidade e seus stakeholders; Esclarecer a importância da colaboração das pessoas em função de ajuda mútua (economia solidária); Diminuição percentual de resíduos sem tratamento e reaproveitamento adequados; Melhoria nas práticas de seleção e coleta de resíduos nas residências da região; Envolvimento do público alvo nas ações. Implemantar a cultura a separação de resíduos sólidos não-orgânicos.

14/11/2015
a
14/11/2015

NOME 

EDER LUZ XAVIER DOS SANTOS

E-MAIL 

ederpadrao@gmail.com

5096

INOVAR JR - EMPRESA JÚNIOR DA UEG

Este projeto visa capacitar e estimular a inovação e o empreendedorismo nos acadêmicos do curso de Administração e comunidade, através da aproximação entre a Academia e o Mercado, com a realização de diagnósticos, elaboração de ações corretivas, capacitações e desenvolvimento de estudos com os empresários e empreendedores atendidos.

01/01/2016
a
31/12/2016

NOME 

CHRISTIANNE VIANA FERREIRA PAIVA GONZAGA

E-MAIL 

chrisgonzaga@hotmail.com

4474

MATEMÁTICA PARA GRADUAÇÃO E CONCURSOS

 

Este projeto tem o objetivo de oportunizar aos ingressantes do Curso de Administração de Empresas o nivelamento em Matemática Básica. Pois durante o curso será oferecido aos discentes disciplinas que exigem conhecimento prévio em Matemática Assim, aqueles que possuem dificuldades de aprendizagem em matemática ou que está há algum tempo sem estudar, poderão resgatar a auto estima e motivação para estudar as disciplinas de Matemática no curso. A proposta é que discentes do 3º semestre ou superior possam serem monitores neste projeto com a supervisão do professor autor.

08/02/2016
a
28/11/2016

NOME 

DANILO BORGES CAETANO

E-MAIL 

danilobcaetano@gmail.com

4924

MEMORIAL - REGISTRO DO ANUÁRIO DO CÂMPUS

 

O projeto Memorial, tem como objetivo registrar em material apropriado, todos os fatos referentes aos acadêmicos a partir deste projeto em diante, produzindo-se um livro “aqui denominado anuário”, contendo textos relacionados à vida acadêmica, perspectivas do início do curso, conclusão e projeções para o futuro do profissional. O projeto captará informações e depoimentos através de um questionário elaborado por corpo docente especializado, no início e fim das atividades acadêmicas, que serão transformadas em testemunho com fotos e dados essenciais no decorrer do ano letivo, registrados em folha frente e verso, sobre a vida acadêmica do discente. O projeto contará com registro em página na internet, sendo possível acesso à comunidade em geral. www.sancler.ueg.br/anuario.

15/02/2016
a
31/12/2016

NOME 

LEONIDAS JOSE DE OLIVEIRA

E-MAIL 

leonidas@ueg.br

5080

O (COM) VIVER COM AS DIFERENÇAS – UM DESAFIO DA GESTÃO DE PESSOAS

Ao falar de gestão de pessoas, Fischer (2001) diz que "O modelo de gestão de pessoas deve ser compreendido como o conjunto de políticas, práticas, padrões atitudinais, ações e instrumentos empregados por uma empresa para interferir no comportamento humano e direcioná-lo no ambiente de trabalho. Pessoas diferentes têm habilidades, aptidões e talentos diferentes. Gerir pessoas significa atualmente estimular o envolvimento e o desenvolvimento das mesmas. A compreensão da motivação e o seu aproveitamento estratégico têm levado várias organizações ao sucesso. O Projeto O (COM) VIVER COM AS DIFERENÇAS – UM DESAFIO DA GESTÃO DE PESSOAS viabiliza esse elo entre Universidade e Comunidade (escolas, empresas, etc.) fazendo extensão com ênfase na Relação humana e suas diferenças. Nosso intuito é trabalhar a relação das pessoas em seu ambiente de trabalho e mostrar que é possível ter satisfação no que se faz, ou seja trabalhar com prazer. Segundo Chiavenato (1999), "... na era da informação, lidar com as pessoas deixou de ser um problema e passou a ser a solução para as organizações. Mais do que isso, deixou de ser um desafio e passou a ser a vantagem competitiva para as organizações bem-sucedidas." O autor evidencia que, neste novo contexto, as pessoas são fundamentais para que a organização enfrente as ameaças e perceba as oportunidades, já que as pessoas deixam de ser simples recursos (humanos) e passam a ser seres dotados de competências. Precisamos estar convictos de que ele, ao contrário das demais espécies animais, necessita da interação para existir e, por isso, a maior condição para a sobrevivência do ser humano está na vida em grupo, a tecnologia influi diretamente na vida do homem e principalmente na sua forma de conviver. Nos propomos a estudar a relação dinâmica dos grupos, com sua estrutura, suas origens, bem como as suas necessidades e as relações entre seus componentes. As organizações falam em “gestão de pessoas”, estudar os motivos que as levam a atuarem de determinada forma e a reagir de maneiras diversas, o que se constitui no foco das atenções de muitos estudiosos desta área. Uma das condições para a sobrevivência harmônica do ser humano está na convivência social, em grupos. E que grupos seriam esses? Como poderíamos defini-los? Os grupos, dos quais participamos, possuem uma dinâmica própria, composta por um conjunto de variáveis que dão energia e sinergia, provocando a ocorrência de ações. São essas variáveis e fenômenos, que dão aos grupos uma atmosfera grupal e os comportamentos diferenciados dos membros do grupo. E, é pensando nessas relações do grupo que trabalhamos o projeto com ações que possam realmente contribuir para a relação do Com/Viver com as diferenças no desafio da gestão de pessoas.

01/01/2016
a
31/12/2016

NOME 

MARIA JOSE MODESTO SILVA

E-MAIL 

mmodesto_5@hotmail.com

4999

SER NATUREZA

Em seu escopo o projeto visa desenvolver ações de cunho ambiental e social, que envolvam todos seus stakeholders (universidade, comunidade, ministério público, poder público municipal e estadual, saneago, empresas em geral, polícia militar ambiental, líderes comunitários), o foco é elaboração e execução de atividades tanto de cunho científico (pesquisas a artigos) como reais (oficinas, palestras, seminários, coleta e seleção de resíduos sólidos não orgânicos que possam gerar distribuição de renda). Envolver os interessados na construção e implementação do projeto. Realizar seminários, debates, palestras, eventos, que visem o desenvolvimento das ações. Discutir os problemas ambientais do município e propor melhorias significativas na forma como são tratadas as políticas de preservação ambiental. A metodologia para a execução do projeto será realizado as seguintes ações: Elaboração e desenvolvimento de projetos de pesquisas sobre a área ambiental; Envolvimento dos interessados na construção e execução do projetos: debates e encontros periódicos; Realização de palestras e workshops sobre o temática ambiental; Realização de caminhadas e trilhas ecológicas que visem a conscientização e preservação do Córrego Cerrado e seus afluentes.e seus afluentes; Mensurar a situação das nascentes dentro da parte urbana do município e propor melhorias juntos as partes interessadas; Criação e alimentação de um Blog relacionado a questão ambiental, com informações do projeto e forma ampla com notícias e pesquisas realizadas em outras localidades; Divulgação de propostas e resultados esperados das ações; Fazer parceria com as ações já realizadas pelo campus, que direcione para a conscientização ambiental. Como resultados esperados o projeto visa: Melhoria no uso eficiente dos recursos hídricos. Conscientização da sociedade sobre a importância da manutenção dos recursos ambientais. Estabelecer parcerias com os envolvidos no projeto; Atingir um percentual significativo da sociedade e de organizações. Melhorar a eficiência no uso consciente da água. Apropriação da cultura da sustentabilidade ao público-alvo. O apresentação do escopo do projeto contempla as ações a serem desenvolvidas, com interesse socioambiental, visto que o ganho em virtude das ações são de médio e longo prazos, e de interesse coletivo.

15/02/2016
a
31/12/2016

NOME 

EDER LUZ XAVIER DOS SANTOS

E-MAIL 

ederpadrao@gmail.com

4796

UNIVERSIDADE EMPREENDEDORA

Este projeto visa capacitar professores e alunos na busca pelo empreendedorismo empresarial, corporativo e social, por meio da teoria dos livros e da prática, através do empresariado local e regional. Espera-se proporcionar aos acadêmicos oportunidade de estágios em empresas, indústrias e organizações, em geral.

01/01/2016
a
31/12/2016

NOME 

CHRISTIANNE VIANA FERREIRA PAIVA GONZAGA

E-MAIL 

chrisgonzaga@hotmail.com

 

PROJETOS REALIZADOS EM 2015:

ADMINISTRAÇAO EM AÇAO
A LITERATURA NAS ONDAS DA RÁDIO
ASSISTÊNCIA AOS EMPREENDEDORES ATENDIDOS PELO BANCO DO POVO
COLETA DE TAMPINHAS PLÁSTICAS
CONATEG - CONGRESSO NACIONAL DE TECNOLOGIA E GESTÃO
ELABORAÇÃO DE PROJETOS PARA CAPTAÇÃO DE RECURSOS DE SUBVENÇÃO
INOVAR JR - EMPRESA JÚNIOR DA UEG
MEMORIAL - REGISTRO DO ANUÁRIO DA UNIDADE
NOVAS FERRAMENTAS PARA SUA EMPRESA: GESTÃO E FORMAÇÃO DE EQUIPE
O (COM) VIVER COM AS DIFERENÇAS – UM DESAFIO DA GESTÃO DE PESSOAS
SER NATUREZA
BR 153 Quadra Área, Km 99, Anápolis-Goiás